Abelhas, apicultura, colméias, mél, própolis, apiários, néctar, pólen

Home
Anatomia

Espécies
Reprodução
Néctar e pólen
A comunidade
Apiário
Manejo

Lendas

Raças de abelhas

Apitoxina

Alimentação

Produção
Ataques
Abelhas sem ferrão
Artigos
Curiosidades
Fotos

Manejo

    É durante o manejo que o apicultor vera em que condições estão as colmeias e o que devera fazer para melhorar o seu desenvolvimento. Quinzenalmente (ou de acordo com as necessidades do apiário) o apicultor deve:

  • Olhar o estado das colmeias e cavaletes.
    Fazer os reparos quando necessário;

  • Inspecionar as colmeias para verificar a presença da rainha, produção e o armazenamentos de alimentos (mel e Pólen), Postura de ovos, presença de inimigos e doenças.
    Tomar os providencias necessárias para que o fato não influencie na produtividade da colmeia;

  • Trocar os quadros quando os mesmos estiverem deformados, enegrecidos e quebrados.
    As Rainhas, geralmente, rejeitam quadros do tipo citado acima, não realizando posturas nele.

    Durante o manejo devemos evitar alguns procedimentos que irritam terrivelmente as abelhas, tais como:

  • Perfumes e desodorantes ativos;

  • Bater e sacudir os favos;

  • Esmagar as abelhas com o formão ou entre os quadros;
    As abelhas liberam um feromônio de ataque que fazem com que as abelhas guardiãs ataquem o alvo mais próximo;

  • Cores fortes (preto, vermelho, marrom).
    Tais cores são desagradáveis para elas, branco, amarelo claro e azul claro são as mais recomendadas, pois irritam menos;

  • Dias nublados, chuvosos e com ventos fortes.
    Esses dias esfriam as crias, devem ficar numa temperatura ambiente em torno de 34º a 35º graus;

  • Não mexer na colmeia muito ceda e nem muito tarde.
    Nas colmeias as abelhas campeira são as mais agressivas, devemos mexer na hora em que elas não estão. Isso ocorre dependendo do região, entre 9:00h e 11:30h e entre 12:30 e 17:00h. O período que vai de 11:30 a 12:30 deve ser evitado devida a posição do sol. Esta posição dificulta a comunicação das abelhas sobre a localização das flores em relação à colmeia e ao sol;

  • Ficar na frente do alvado durante a manejo.
    As abelhas entram e saem da colmeia sempre contando com as abservações que fizeram em seus primeiros vôos;

  • Nunca deixe o fumegador apagar.
    Leve sempre um pouco de serragem durante o manejo.

 Enxameamento

   O exameamento nada mais é que a saída de parte das abelhas para se fixarem em outro lugar, observa-se que tal fenômeno irá ocorrer quando a colmeia apresentar as seguintes características:

  • Movimentação enorme de abelhas dentro e fora da colmeia e uma quantidade acima do normal de zangões;

  • Muitas realeira nos quadros do ninhos;

  • Aglutinação de abelhas do lado de fora da colmeia formando uma espécie de "barba" de abelhas.

   Apesar da enxameação ser um transtorno para o apicultor, pois compromete na produção da colmeia, Não é para as abelhas, uma vez que faz parte do instinto de perpetuação da espécie.
   Tal fenômeno pode ser acelerado devido as seguintes condições:

  • Falta de néctar e pólen no campo de pastagem;

  • Temperatura muito elevado ou muito baixa no interior da colmeia;

  • Favos velhos e em estado precário;

  • População alta;

  • Falta de espaço para a rainha colocar as suas posturas.

 Desdobrando as Colmeias

   Quando uma colmeia esta prestes a enxamear ou quando desejarmos aumentar o numero de colmeias no apiário, podemos fazer um desdobramento. Que devera ser feito, se possível, antes ou depois das grandes floradas para não comprometer a produtividade. A maneira mais fácil de fazermos isto é:

  • Colocar uma colmeia vazia perto da colmeia que vai ser dividida;

  • Colocar na colmeia vazia um quadro contendo crias contendo ovos, um com cria aberta que contenha ovos de um dia (ou realeiras) um de crias fechadas e um outro contendo pólen e mel, retirados da colmeia a ser dividida;

  • A rainha deve ficar na colmeia a ser dividida, e não na que esta vazia;

  • Os quadros com pólen e mel devem ficar nos lados da colmeia e as crias no centro;

  • Preencher com quadros vazios ou quadros retirados da colmeia mãe;

  • Levar a colmeia mãe a uma distância de no mínimo dois metros da colmeia nova.



Produtos orgânicos   Soja orgânica   Holismo   Passagens de promoção   Antropologia Social   Lendas folclóricas   Ikids   No radar     ArteFinal     Contato