Abelhas, apicultura, colméias, mél, própolis, apiários, néctar, pólen

Home
Anatomia

Espécies
Reprodução
Néctar e pólen
A comunidade
Apiário
Manejo

Lendas

Raças de abelhas

Apitoxina

Alimentação

Produção
Ataques
Artigos
Curiosidades
Fotos

Uma Vida de Trabalho

As abelhas melíferas organizam-se em três classes principais: as operárias, que providenciam a alimentação, a rainha que pões ovos e o zangão, que se acasala com a rainha. Uma colônia de tamanho médio compreende uma rainha e cerca de cem zangões e sessenta mil operárias.
Fêmeas estéries, as operárias desempenham funções diferenciadas em uma colmeia, confrome sua "idade". Assim, as mais jovens dedicam-se, durante quatorze dias à nutição das larvas, dos zangões e da rainha. Ao fim desse período, tornam-se coletoras (ou campineiras), saindo em busca de alimento pelos campo.
Com vinte e um dias de vida, deixam as tarefas de coleta e voltam aos trabalhos no interior da colmeia. Suas glândulas secretoras de cera são ativadas e elas transformam-se em "pedreiros", passando a construir e consertar as células, dentro das quais armazenam pólen e mel.
As células são alvéolos hexagonais (têm seis lados iguais) que servem também de ninhos para os ovos da rainha.
Além disso, a operária em sua última fase de vida dedica-se a limpar a colmeia, a fazer curtos vôos de treinamento nos arredores e a prestar seu "serviço militar", permanecendo de guarda junto à entrada e ferroando os intrusos.

A Comunidade


    Uma colméia tem, normalmente, uma família de abelhas, que é geralmente chamada de enxame. O enxame apresenta em media de 60.000 a 80.000 abelhas,chegando a casos que pode ter até 120.000 abelhas.
    As colméias de abelhas melíferas apresentas vários favos, que são utilizados como berço de crias e para armazenar o mel e o pólen. Os favos formados por varias células,chamados também de alvéolos, encontramos todas as crias de zangão e abelhas operarias. Já a célula da rainha, chamada de realeiras, são maiores que a dos abelhas operarias e dos zangões, e apresentam-se na posição vertical.

    A família das abelhas é formada por três castas:

  Zangão:

  • É o macho da colméia;

  • São responsável,somente, pela fecundação da rainha;

    Por ser o único a ter livre acesso a qualquer colméia, é o grande propagador de doenças entre as colméias. Vive até fecundar a rainha ou quando a colmeia tiver suprimentos em demasia. Depois que fecunda a rainha seus órgãos genitais juntamente com seu intestino, ficam presos a rainha. Se tiver sorte vivera ainda por um ou dois dias.

  Operarias:

  • Só colocam ovos em condições muito especiais;

  • É responsável pela limpeza dos alvéolos e da colméia;

  • Alimentação das larvas;

  • Construção e reparos dos favos;

  • Defender a colméia contra os possíveis inimigos;

  • Aquecer o Ambiente interno quando necessário;

  • Ventilação do ambiente interno quando necessário;

  • Coletar as substancias necessárias (pólen, água, néctar,    própole) para a colméia.

    As abelhas operarias vivem cerca de seis a oito semanas, dependendo da intensidade de atividade diária.

  Rainha:

  • Responsável pela colocação de ovos;

  • Responsável pela união e harmonia da colmeia;Abelha rainha saindo da realeira

    Só há uma rainha em cada colmeia, quando nasce uma rainha na colmeia a primeira coisa que ela faz e destruir as outras realeiras, se por ventura nascerem duas ou mais rainhas ao mesmo tempo elas brigam ate morrer, podem também se tolerarem desde que sejam todas virgens. Não coletam pólen nem néctar, também não fazem nem mel, geléia real e muito menos cera. Vivem de um a cinco anos dependendo de sua atividade diária.